quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Igualdade





Apesar de novembro ser considerado o mês da consciência negra, as relações raciais e o respeito à diversidade devem ser trabalhados em sala de aula diariamente, em todos os meses do ano.






PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA



A Ovelha Negra



TEMÁTICA: Abordagem de expressões que denotam racismo e sua consequência sobre a propagação do preconceito racial entre as crianças e na sociedade em geral.

OBJETIVOS:

Sensibilizar as crianças, acerca das diferenças que compõem as diferentes etnias, utilizando como referência a cor do pelo das ovelhas;

Reconhecer atitudes e palavras utilizadas por nós que propagam preconceitos raciais, levando a discriminação;

Repensar estas atitudes e palavras, favorecendo a conscientização de que através delas construímos a realidade e a identidade de um povo;

Trabalhar a vivência de atitudes de união e solidariedade no grupo.

DESDOBRAMENTOS EM SALA DE AULA(atividades realizadas):

Contação da história “Ovelha negra, eu?;

Conversa sobre a história(questionamentos);

O que quer dizer a expressão “ovelha negra”?

Porque as ovelhas foram contar a Dorinha, a ovelha preta do rebanho que seu dono estava furioso com ela?

Como ela se sentiu ao saber que os humanos usam expressões como “ovelha negra”, entre outras, como designação de algo negativo, ruim?

As outras ovelhas foram solidarias com o desabafo de Dorinha. O que fizeram para ajudá-la?

Você concorda com a atitude das ovelhas em relação a Dorinha. Você já ajudou alguém que precisava de você?Como se sentiu?

Exploração do mosaico étnico-racial construído pela turma, relacionando com as diferentes cores dos pelos das ovelhas da história;

Construção de uma ovelha com pompom de lã;

Colocar um nome em sua ovelha e ser responsável por ela durante uma semana, levando-a junto para onde for;

Montar um diario onde escreverá tudo o que fez por ela durante esse tempo( dar comida, banho, cortar o pelo, como se fosse uma ovelha de verdade);

Leitura dos diarios e montagem de um painel com figuras, fotos, desenhos, mostrando atitudes de cuidado, respeito, solidariedade, amizade, dos seres. humanos uns para com os outros, bem como em sua relação com os animais.

CONCEITOS-CHAVE TRABALHADOS:

( diferenças físicas-preconceito racial-força das palavras-identidade cultural-preconceito velado-discriminação-solidariedade-união-amizade-reflexão-responsabilidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário