quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Projeto de Leitura

Objetivos




1. Incentivar o hábito de ler e o gosto pela leitura.

2. Propiciar a troca e o compartilhamento de idéias, opiniões e conhecimentos.

Descrição, troca de informações sobre livros de literatura e organização de um banco de dados com sugestões de leitura.



Objetivos e Justificativas



Incentivar nossos alunos a ler, e ler muito: em grupos, sozinhos, com os pais, para outras turmas… Estimulando sua curiosidade lendo pequenos trechos a cada dia, indicando temas de acordo com os interesses e outros títulos de um autor que tenha feito sucesso entre eles. A elaboração das resenhas é um excelente trabalho de redação e deve ser orientado de perto pelo professor, chamando a atenção para a necessidade de clareza das informações - é um texto informativo, para alguém que, teoricamente, não conhece a obra, mas, ao mesmo tempo, deve ser capaz de despertar no outro o desejo de conhecê-la. A revisão pode ser feita pelos alunos em grupos. Podemos aproveitar para trabalhar a matemática através de tabelas e gráficos de empréstimos de livros e leituras.



Atividades



Introdução - Apresentar o tema às crianças a fim de verificar o interesse.



1. Sensibilização do grupo para o projeto, relembrando as leituras feitas e lendo trechos de livros já conhecidos pelos alunos.

2. Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;

3. Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;

4. Conhecer vida e obra do autor;

5. Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;

6. Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos no livro;

7. Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;

8. Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.





Recursos didáticos



- Livros de biografias e autobiografias

- Papéis

- Canetas

- Lápis

- Cartolina



Avaliação



A avaliação do projeto, será com o acompanhamento através de tabelas de empréstimos da biblioteca, registros em sala de aula e observações de pais, alunos e professores (ao longo do projeto).





Sugestão para trabalho interdisciplinar

Elaborar as capas e as imagens dos livros junto à professora de Artes.

Arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.





Atividades Complementares



1. Visita a bibliotecas públicas

2. Entrevistas com autores

3. Campanha de doação de livros

4. Organização de grupos de contadores de histórias



Cronograma



Este projeto será desenvolvido no prazo de uma semana, trabalhando 1 atividade citada acima por dia, tornando prazeroso a execução da leitura e as crianças criando o hábito de ler sabendo que a professora irá cobrar em sala de aula.



Considerações finais



Dar oportunidade para uma criança conhecer o mundo encantado dos livros é um dos papéis fundamentais da escola, seja através dos clássicos infantis, contos, lendas, anedotas, quadrinhos, dentre vários outros. Para isso, é fundamental que os professores sejam os elementos de ligação entre os alunos e os livros, ao mundo do faz-de-conta, pois estes ampliam o potencial imaginativo da criança, tornando-a mais criativa. Existem várias formas de incentivar a criança a gostar de ler, bem como a criar o hábito de leitura. Ser um bom contador de histórias é uma dessas formas, pois as crianças se encantam com o professor, com a entonação de sua voz, os gestos que faz, as caras e bocas, os risos ou choros, enfim, tudo aquilo que traz emoção para o momento. E mais tarde tentam imitá-lo agindo da mesma forma. Entretanto, a leitura não deve ser somente para o prazer, mas com o objetivo de promover a capacidade reflexiva e crítica, o que acontece quando o professor abre espaço para discussões após a mesma, dando oportunidade dos alunos darem suas opiniões, elogiando ou não o livro, repensando suas idéias acerca do tema abordado, ou até mesmo mudando o final da história.





Sugestões de títulos de biografias.



"Minhas Memórias de Lobato contadas por Emília, Marquesa de Rabicó", de Luciana Sandroni, Companhia das Letrinhas, 1997.

O Segredo da Lagartixa - Lecticia Dansa, Salmo Dansa

O jogo do pega pega - Flavia Muniz - FTD







Referências:

http://www.educador.brasilescola.com/orientacoes/incentivo-leitura-nas-series-iniciais.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário